07 sinais que indicam que você está confortável consigo mesmo

07 sinais que indicam que você está confortável consigo mesmo
Gema Sánchez Cuevas

Revisado e aprovado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Última atualização: 29 dezembro, 2022

Sentir-se confortável consigo mesmo significa dizer o que pensa e fazer o que gosta; acreditar em si mesmo e não se preocupar com a opinião dos outros.

Para isso, é necessário percorrer um longo caminho, superar muitos obstáculos e dedicar muitas horas de trabalho.

Você gostaria de saber o que fazer para se sentir confortável consigo mesmo?

Conhecer o que as pessoas seguras de si fazem lhe ajudará a encontrar o caminho. Pratique essa forma de ser e fazer e encontrará o seu próprio caminho.

menina-com-dente-de-leao

Comportamentos das pessoas que se sentem confortáveis consigo mesmas

Estes são os comportamentos que diferenciam as pessoas que confiam em si mesmas dos demais.

Elas são gentis com os outros

Uma pessoa que é amável e bondosa com os outros é uma pessoa que se sente bem consigo mesma. Se você se sente bem e é seguro de si, olha para os outros com bondade, desfruta da sua companhia e valoriza suas qualidades.

Se você se sente bem consigo mesmo, transmite a sua boa energia e cria um ambiente agradável para que os outros também se sintam bem.

“Se você acredita que pode ou que não pode, em ambos os casos você está certo”.

-Henry Ford-

Não chamam a atenção para si mesmos

As pessoas seguras não precisam da atenção dos outros para se sentirem importantes e valorizadas e nem precisam se justificar para conseguir aplauso e aprovação.

Se você se sente seguro não precisa impressionar ninguém. Sabe que conseguiu o que queria e a sua vida é pautada pelos seus valores e sonhos.

São líderes

A liderança pode ser algo assustador, mas as pessoas seguras de si mesmas não têm medo de assumir a liderança porque confiam nos seus valores, nos seus critérios, na sua capacidade e experiência.

Somente quem é seguro de si mesmo acredita nas habilidades e capacidades dos outros, tem a coragem de caminhar com quem quiser segui-lo e oferecer um plano objetivo pelo qual vale a pena lutar.

“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque é a qualidade que garante todas as outras”.

-Winston Churchil-

Não buscam e não pedem a aprovação dos outros

Elas não precisam e não buscam a aprovação dos outros. Quando uma pessoa pede ou precisa da aprovação dos demais mostra sua necessidade de agradar.

Uma pessoa confortável consigo mesma tem como objetivo ser ela mesma, ser coerente e procurar o seu próprio caminho da felicidade.

Não têm medo de reivindicar o que merecem

Elas fazem tudo o que podem para alcançar seus objetivos. Uma parte importante desse processo é a coragem de assumir porque acreditam que merecem.

As pessoas confiantes são menos sensíveis à rejeição, porque sabem que isso acontece com qualquer pessoa e que devemos aprender a lidar com essa possibilidade. Quem não se arrisca não consegue nada. O “não” elas já têm, então não há nada a perder e muito a ganhar.

menina-navegando

Não temem a concorrência

Elas não temem a concorrência porque confiam nas suas habilidades, no seu valor e nas suas metas para o futuro. Elas sabem que precisam se esforçar e que tudo depende delas.

Não falam mal dos outros, mesmo daqueles que atravessam o seu caminho. Acreditam que “falar mal do outro” não os tornará pessoas melhores, mas desprezíveis e inseguras.

Toleram opiniões diferentes

Somente as pessoas que não estão seguras dos seus pensamentos e crenças são intolerantes com as opiniões alheias.

As pessoas seguras se beneficiam de uma conversa onde existem várias formas de pensar, porque são capazes de defender suas opiniões.

Se você se sente confortável consigo mesmo, consegue respeitar e não se ofender com as crenças e opiniões dos outros.

“Fique longe das luzes ofuscantes da incredulidade e poderá apreciar seus sonhos que vivem na profundidade das estrelas”.

-Shawn Purvis-


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Branden, N. (1995). Los seis pilares de la autoestima. Paidós.
  • Branden, N., & Wolfson, L. (1989). Cómo mejorar su autoestima. Paidós.
  • Lindenfield, G. (1998). Autoestima: aprenda a potenciar la seguridad en sí mismo. Plaza & Janés.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.