A importância de seguir em frente - Primeira parte

A importância de seguir em frente - Primeira parte

Última atualização: 14 maio, 2015

Enfrentamos situações em algum momento da nossa vida, que se pudéssemos jamais viveríamos. Quem não sentiu uma dor imensa e o coração dilacerado ao ouvir em algum momento: “não te amo mais”, “já não sinto o mesmo que você”, “estou apaixonado por outra pessoa”. Nesse instante o nosso mundo desaba, perdemos o interesse pelo trabalho, amigos, família…Pensamos que nunca mais iremos nos reerguer e seguir em frente. Mas a realidade é diferente.

Você já se sentiu assim? Eu já, algumas vezes, e isso infelizmente quase me destruiu. Naquele momento de desolação e dor, pensei que deveria enfrentar a situação como uma oportunidade de aprendizado, me conhecer, me tornar uma pessoa melhor e aprender a viver sozinho. Quando minha mãe me disse: “filho, sinto que você está mais carinhoso comigo e com mais interesse pela vida”, percebi que tinha conseguido superar a separação. Achei que poderia seguir adiante, que a vida me reservava momentos maravilhosos e que tinha muitas experiências para viver.

Como se recuperar depois de uma separação

Como se recuperar após uma separação e seguir em frente

Mesmo que você conheça outras pessoas logo após a separação, perceberá que não é bem assim, e que esse processo é mais demorado e doloroso do que você esperava. O ditado “só se esquece um amor com outro amor” não é tão verdadeiro assim; pelo menos a curto prazo.

Quando somos abandonados, nossa primeira reação é tentar recuperar o nosso relacionamento e trazer de volta a pessoa amada. Ficamos vulneráveis e tentamos encontrar um motivo para o término. Nos sentimos culpados achando que fizemos algo de errado, que não somos bons o suficiente, e que poderíamos ter dito mais vezes “eu te amo”. Mas somente o tempo pode curar as feridas e amortecer a dor.

Depois vem a aceitação. “O que vou fazer, já que ele não me quer mais? Claro, encontrarei outra pessoa”. É bom pensar assim, mas agir com calma é primordial, pois muita gente pensa ter superado e acredita poder manter uma relação de amizade com o ex, mas quando o vê caminhando de mãos dadas com outra, o choque emocional e psicológico pode ser devastador. Esse caminho pode ser longo, doloroso e tedioso. É o momento de investir todo o tempo em benefício de si mesmo, recuperar as amizades e se realizar tanto pessoal como culturalmente.

Não é possível determinar quanto tempo demora, pois cada pessoa reage de forma diferente. Quando conseguir isso, todas as dificuldades e dores estarão superadas. Você irá pensar em seu ex-companheiro de uma maneira saudosa, recordando os bons momentos que passaram juntos. Encontre um novo amor e permita-se seguir em frente. Caso você acredite que nunca poderá superar a perda, pense e se questione: eu respirava, comia, sorria e vivia normalmente quando estava sozinho e antes de encontrar alguém? Com certeza! Nunca se esqueça de que nós somos nossa melhor companhia.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.